Para quem deseja adentrar no mundo das fragrâncias, seja como loja de cosméticos, perfumaria, ou simplesmente uma marca utilizando marketing olfativo como estratégia, entender a concentração dos perfumes é essencial.
Entender que os perfumes variam em intensidade, em duração e em volatilidade é um primeiro passo para melhor oferecer experiências sensoriais cativantes e distintas. Por isso, vamos expandir nesta matéria quais são as concentrações de perfumes, e como elas influenciam na percepção do cliente.
Isso vai te ajudar a escolher os tipos de perfumes mais adequados para impulsionar o seu negócio.
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Por que a concentração dos perfumes é importante?
A concentração dos perfumes ajuda a saber melhor a potência e longevidade das fragrâncias, fatores fundamentais para entender as diferentes preferências e ocasiões de uso. Um perfume mais leve e volátil, por exemplo, é ideal para ambientes mais sóbrios (como escritórios de trabalho) no uso diário, enquanto os mais intensos se encaixam melhor em ocasiões especiais e à noite.
Além disso, é essa categorização que permite ao cliente fazer escolhas mais informadas e condizentes com a personalidade e com o estilo de quem, efetivamente, vai usar esses perfumes no dia a dia. No caso de empresas, isso facilita a segmentação dos produtos, o desenvolvimento das estratégias de marketing e até coisas mais “banais”, como a própria organização de prateleiras para tornar a experiência de compra mais clara para o cliente.
Principais concentrações dos perfumes
Apesar de já termos falado um pouco sobre isso dentro do nosso glossário, aqui vamos entrar em mais detalhes sobre o que diferencia um perfume de outro.
A classificação dos diferentes tipos de perfumes se baseia, principalmente, na concentração das fragrâncias que estão presentes na fórmula de cada um deles. Em geral, quanto maior a concentração, mais duradoura e intensa é a fragrância. Essas são as principais:
Parfum (Extrait de Parfum)
- Concentração: 18% a 20% de óleos essenciais;
- Duração na pele: mais 8 horas;
- Características: Com perfumação intensa e duradoura, é ideal para clientes que buscam um perfume de alto impacto e longa duração. Apesar de mais caro, é a escolha perfeita para ocasiões especiais ou para quem deseja uma fragrância que dure o dia inteiro.
Eau de Parfum (EDP)
- Concentração: 15% a 17% de óleos essenciais;
- Duração na pele: de 6 a 8 horas;
- Características: O Eau de Parfum é uma versão ligeiramente menos concentrada do que o Extrait de Parfum, mas ainda entrega alta durabilidade e intensidade. Costuma ter uma intensidade geral excelente, o que torna essa classificação uma das favoritas dos consumidores.
O EDP é uma escolha bastante versátil e pode ser ideal tanto para o uso diário quanto para ocasiões noturnas especiais, já que oferece a sofisticação da experiência e a longa duração num preço mais acessível do que o parfum. No caso de negócios, é uma categoria com boa margem de vendas.
Eau de Toilette (EDT)
- Concentração: 10% a 14% de óleos essenciais;
- Duração na pele: de 4 a 6 horas;
- Características: O Eau de Toilette é uma versão mais leve e refrescante da fragrância. No entanto, por ser menos concentrado do que o EDP, as notas evaporam mais rapidamente.
É o tipo de fragrância ideal para uso diário, especialmente em climas mais quentes. Por ser mais refrescante, é uma ótima escolha para um portfólio de produtos de uso mais casual, além de ter uma grande aceitação no mercado, já que tem um preço mais acessível.
Eau de Cologne (EDC)
- Concentração: 2% a 5%
- Duração na pele: de 2 a 4 horas;
- Características: Suave e de curta duração, a Eau de Cologne, portanto, tem uma concentração ainda mais baixa, por isso, é ainda mais leve. Perfeita para climas quentes e para quem prefere fragrâncias mais discrets.
Para empresas, pode ser uma categoria interessante de se investir mirando o público jovem. Além disso, podem ser comercializadas em volumes maiores, como os body sprays, atraindo consumidores que gostam de reaplicar a fragrância ao longo do dia.
Como escolher a classificação certa para o seu negócio
Agora que você já está à par das concentrações dos perfumes, intensidades e durações, vamos entender como melhor posicionar a sua marca no imaginário do cliente.
Analise o seu público alvo:
Entender as preferências do seu público, então, é o primeiro e mais importante passo. Se o seu negócio atende uma clientela mais sofisticada, que valoriza as fragrâncias luxuosas, o negócio mais estratégico consiste em investir em Parfum ou Eau de Parfum. No caso de clientes que buscam leveza e praticidade, já é mais interessante o investimento em Eau de Toilette e Eau de Cologne.
Considere o clima e as estações:
O clima também desempenha um papel importante na hora da tomada de decisão do cliente para escolher o perfume ideal. Regiões mais quentes tendem a favorecer os perfumes mais leves, como Eau de Cologne, já que o calor intensifica a fragrância. Em locais de clima mais ameno, Eau de Parfum e Parfum têm uma apreciação maior.
Uso para o marketing olfativo e em ambientes comerciais:
Empresas que utilizam o marketing olfativo nas suas estratégias, como lojas e hotéis, podem se beneficiar de fragrâncias mais leves, que proporcionam frescor sem saturar os ambientes. Já em produtos exclusivos, como brindes ou edições limitadas, investir numa fragrância mais duradoura pode tornar a experiência do cliente ainda mais memorável.
Quais são os benefícios de uma boa estratégia baseada na classificação dos perfumes?
Escolher bem a concentração certa dos perfumes para cada tipo de cliente e contexto traz diversas vantagens.
Ao oferecer uma variedade maior de intensidades e durações, por exemplo, sua marca amplia o alcance do portfólio, atraindo perfis diferentes de consumidores. O importante é que você conheça bem a demanda que cada categoria, para poder gerir seu estoque, evitando excessos, faltas e produtos parados.
Potencialize a experiência do seu cliente
Entender e aplicar a concentração dos perfumes, portanto, é uma estratégia boa para potencializar a experiência do seu cliente, e diferenciar a sua marca aos olhos do mercado. Oferecendo intensidades e variedades diferentes, você amplia as possibilidades de causar uma impressão mais duradoura em diversos clientes.
Utilizar o conhecimento de quem entende do assunto também, então, é um grande passo na direção de criar campanhas de marketing olfativo melhor direcionadas para fidelizar seu consumidor e criar uma identidade mais forte para a sua marca.
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