No universo da perfumaria, termos como “perfumes”, “fragrâncias”, “essências” e “aromas” são bastante utilizados (e frequentemente confundidos), mas cada um deles tem características específicas, sendo utilizado em contextos distintos.
Entender a diferença entre eles, portanto, é essencial para quem trabalha no setor de cosméticos, de perfumaria ou com marketing olfativo. Por isso, montamos esse pequeno “guia” para te ajudar com os significados e aplicações de cada um desses termos.
Perfume: uma composição concentrada
O termo “perfume” se refere, primeiramente, a uma mistura de óleos, álcool e água, que resultam num produto homogêneo. O “perfume” pode se dividir em algumas categorias que falamos aqui: “Conheça a concentração dos perfumes e faça as melhores escolhas para o seu negócio.”
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Parfum, Eau de Parfum, Eau de Toilette e Eau de Cologne são as principais concentrações dos perfumes, classificadas por sua concentração de óleo (que pode ir de 2% a 30%, dependendo do percentual) e duração na pele (de 2h horas até 12 horas, novamente, dependendo da categoria).
Os perfumes são associados a sofisticação e exclusividade, já que dão uma fragrância duradoura e agradável às pessoas ou objetos. Além dessas categorias, os perfumes também são classificados, portanto, em diferentes famílias olfativas, que agrupam os perfumes com base em suas características olfativas principais.
Fragrância: um termo abrangente para composições olfativas
O termo “fragrância” se refere a junção de ingredientes de origem sintética e natural (óleos essenciais) ou somente ingredientes de origem sintética. As fragrâncias são estruturadas em uma pirâmide olfativa que as divide, então, em notas de topo/ cabeça, de coração/ corpo e de fundo/ base.
Essa pirâmide é o que descreve a evolução das fragrâncias com base na mudança que elas sofrem com a evaporação e a passagem do tempo. Algumas das características interessantes das fragrâncias são:
- Uso versátil:
Podem ser utilizadas em perfumes, colônias, velas aromáticas, sabonetes, odorizadores, produtos de limpeza, difusores de ambientes, etc;
- Finalidade:
A finalidade das fragrâncias é uma bem simples: proporcionar cheiros agradáveis. Sejam intensos ou sutis, é uma palavra que tem uma conotação bastante positiva no imaginário do consumidor.
As fragrâncias podem englobar uma vasta gama de intenções e usos, desde as suaves para os ambientes, como as mais sofisticadas, com uma grande concentração de essência.
Essência: a base de tudo na criação olfativa
Essência é a junção de Óleos Essenciais de origem natural. Portanto, a grande diferença entre uma essência e um perfume está na intensidade e na aplicação, ou seja, a essência é a base, enquanto o perfume é o produto final.
Aroma: uma experiência sensorial
Aromas são compostos químicos utilizados em produtos alimentícios. Na indústria de alimentos e bebidas, por exemplo, o “aroma” confere cheiro e sabor, mas na perfumaria é restrito aos ingredientes que remetem a sabores, como “aroma de café” ou “aroma de camomila”, por exemplo.
Qual é a importância de entender essas diferenças?
Para quem atua no setor de cosméticos, perfumaria ou de marketing olfativo, conhecer essa diferença ajuda a comunicar de forma precisa com o cliente. Explicar o alvo e o uso de cada uma pode ajudar o seu consumidor a fazer a escolha correta e adequada à necessidade.
O conhecimento desses conceitos é fundamental para quem pretende ter uma estratégia bem feita na hora de criar uma identidade olfativa para sua marca. Entender a diferença entre um perfume, uma fragrância, uma essência e um aroma é chave para saber o que se busca e também na hora de fazer o briefing para a criação do produto.
Escolha o certo para cada objetivo
Para o público leigo, pode ser que isso nem faça tanta diferença. Confundir fragrância, com aroma, com perfume, não cria nenhum ruído na comunicação que não seja contornável, mas no caso de necessidades profissionais, aí já muda de figura.
Se você está buscando criar uma identidade olfativa que diferencie a sua marca das demais, criar uma estratégia firme de marketing olfativo para cativar a imaginação do seu consumidor, então, contar com quem é referência na área é um grande passo na direção certa.
Com mais de uma década de expertise, mais de 500 clientes atendidos e mais de 3000 fragrâncias desenvolvidas, a Ginger entende que o design de fragrâncias vai muito além de somente produzir e comercializar químicos, é sobre criar uma conexão acima da superfície. Conheça a Ginger e crie fragrâncias que se conectem com o sensorial, mas também com o emocional do seu consumidor.