Mais do que criar fragrâncias agradáveis, o mercado procura por fragrâncias que gerem experiências sensoriais mais profundas no inconsciente para fazer conexões relevantes com produtos e serviços. Por isso, investir em marketing olfativo é um excelente caminho para deixar a marca não só na cabeça, como também no coração dos consumidores.
Entenda!
Quais são as vantagens do Marketing Olfativo?
O olfato é um sentido poderoso, mais até do que geralmente damos crédito. Um estudo da Universidade Rockefeller mostrou que as pessoas se lembram de até 35% do que cheiram, comparado a somente 5% da visão e, menos ainda, 2% da audição. Isso cria uma terra fértil para o marketing olfativo ser, com associações emocionais mais duradouras, uma ferramenta poderosa da sua marca.
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Quando uma empresa passa a usar um cheiro proprietário, abre caminho para gerar uma “marca sensorial” que traga à tona emoções positivas, melhore a percepção dos produtos ou influencie seus clientes a passarem mais tempo na loja, criando um vínculo mais profundo com eles.
Marcas que usam o marketing olfativo na prática
Algumas marcas, de vários setores diferentes, já têm adotado essa prática na hora de fortalecer sua identidade para melhorar ainda mais a experiência do cliente. Alguns exemplos são:
- Abercrombie & Fitch: a popular marca de roupas é conhecida por ter um cheiro bastante característico em suas lojas: a fragrância Fierce, também vendida por eles. Não só uma ferramenta que cria uma atmosfera única nas lojas, mas que reforça a identidade e posicionamento da marca. Um cheiro tão icônico que é imediatamente associado às lojas da empresa, independente de onde o consumidor esteja;
- Melissa: o cheiro das sandálias é tão característico que, além de perfumar as próprias lojas da marca, gerando um estímulo sensorial para quem passa por perto, já virou loções hidratantes e até velas aromáticas;
- Starbucks: a sereia verde e branca é instantaneamente reconhecível, mas entrar na loja e sentir o aroma de café recém-moído ajuda a criar uma atmosfera de conforto, envolvendo e convidando os clientes a tomarem uma bebida. Criar a sensação de familiaridade, com o sentimento de que um café fresquinho está esperando, ajuda a fortalecer a percepção de autenticidade que o consumidor tem ao entrar na loja;
- Westin Hotels & Resorts: a rede hoteleira americana tem a sua própria fragrância chamada “White Tea”, formulada para criar uma experiência atrelada ao luxo que a própria cadeia de hotéis oferece. É possível encontrar postagens em fóruns como o Reddit perguntando “quero cheirar como um hotel super chique” onde a primeira resposta, imediatamente, sugere a fragrância White Tea, vendida pela própria rede de hotéis em difusores, velas e outras opções.
Como o Marketing Olfativo é implementado?
Essa é uma jornada que passa por algumas etapas:
- Seleção da fragrância, buscando combinar os elementos que se alinham com a identidade e percepção da marca, um cheiro próprio para alcançar os objetivos do marketing.
- Complementar a atmosfera visual ou a textura dos produtos é essencial para que tudo se alinhe com os valores a serem transmitidos.
- Depois disso, vem a questão da solução de como difundir a fragrância. Sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado, difusores elétricos ou velas aromáticas são algumas das opções que podem ser utilizadas nos pontos físicos para deixar o cheiro no ar. No caso de produtos, como usar na matéria-prima, como no caso da Melissa.
- Outro aspecto importante é alinhar a intensidade e constância do perfume. Um cheiro forte demais pode acabar espantando os clientes, enquanto um que seja sutil demais passa despercebido, principalmente entre aqueles que têm o olfato menos sensível. Encontrar o equilíbrio é crucial.
Benefícios do Marketing Olfativo no dia a dia das marcas
Diversos benefícios podem vir de uma boa implementação de estratégia com o marketing olfativo:
- Diferenciação de marca: num mercado bastante saturado, ter um ponto fora da curva para que os consumidores se lembrem da sua marca é essencial para se destacar da concorrência. Se o ponto for uma fragrância com personalidade, então? Bingo;
- Experiência do consumidor: criar um ambiente agradável, acolhedor, confortável ou estimulante pode ajudar a melhorar a experiência do consumidor enquanto está no ponto-de-venda, o que pode aumentar o tempo de permanência dentro da loja e, consequentemente, os números de vendas;
- Fidelização do cliente: a partir do momento que sua marca se torna “go-to” na cabeça do cliente, e atrelada a um cheiro único, esse “carinho” se torna profundo, menos racional. A sua fragrância pode ser aquela que traz à tona memórias positivas e, consequentemente, o consumidor de volta à sua loja;
Desafios do Marketing Olfativo
É claro que nenhuma boa estratégia é simples de se colocar em prática. Apesar de oferecer benefícios, o marketing olfativo também apresenta alguns desafios. A subjetividade nas preferências olfativas, sensibilidades, até mesmo complexidades na hora de integrar a fragrância à locais físicos. A logística de se colocar em prática o marketing olfativo precisa de muito cuidado.
A Ginger é uma empresa de design de fragrâncias com experiência desde a criação à produção das fragrâncias.
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