As notas olfativas desempenham um papel essencial na criação das fragrâncias. Entender como essas notas funcionam é muito importante para quem pensa em ter marcas ou uma loja com identidade olfativa.
Notas de saída, notas de coração, notas de fundo: conhecer e entender essas camadas é o primeiro passo para explorar as notas olfativas e como elas impactam na percepção de uma fragrância.
Já falamos por aqui no nosso glossário sobre termos relevantes para quem se interessa por perfumaria, sejam entusiastas ou profissionais. Também falamos aqui sobre as notas olfativas e marcas expoentes de cada uma delas.
CADASTRE-SE E PARA RECEBER NOVIDADES
Mas hoje, vamos explorar mais profundamente sobre o que são essas notas olfativas, como elas impactam na percepção do consumidor, e como identificar essas notas na hora de escolher o perfume ideal.
O que são notas olfativas?
É como uma música: as notas olfativas são os “instrumentos”, e as camadas são o “ritmo” e a “evolução” da melodia.
Basicamente, as notas olfativas são os ingredientes que compõem a fragrância. Assim como na música, composta por notas musicais, um perfume é composto por notas olfativas que, quando combinadas, formam uma harmonia única e marcante.
Essas notas são organizadas para criar uma experiência sensorial que passe por diferentes etapas, desde o momento da aplicação na pele até à completa evaporação.
As notas olfativas não “só” determinam a primeira impressão de um perfume, mas toda a forma que esse cheiro se “desenvolve” com o passar do tempo, como evolui e como se fixa na pele.
Quais são as três principais camadas de uma fragrância?
Cada uma das camadas de fragrâncias tem um nível diferente de volatilidade, ou seja, algumas são percebidas imediatamente após a aplicação, enquanto outras levam minutos ou até horas para serem percebidas. Isso é o que dá dinamismo às fragrâncias e a transformação que elas passam enquanto são usadas.
1. Notas de Saída (ou Notas de Topo):
Também conhecidas como notas de topo, as notas de saída são a primeira impressão que temos ao usar uma fragrância, aquelas que já se apresentam ao primeiro borrifo. São notas mais leves e voláteis,, geralmente mais frescas ou cítricas e que evaporam rapidamente. Por isso, são tão marcantes no início, mas costumam evaporar em média entre 10 à 30 minutos.
São elas as responsáveis por causar o impacto inicial. Limão, laranja, bergamota e hortelã são algumas das figurinhas carimbadas nessa camada, trazendo mais frescor e leveza ao perfume.
Mas justamente por serem mais voláteis e desaparecerem rapidamente, não são elas que definem a essência total da fragrância, esse posto fica com as notas de coração;
2. Notas de Coração (ou Notas Médias):
As notas de coração, essas sim, são a essência da fragrância. Após a dissipação das notas de saída, elas assumem o protagonismo, permanecendo por um período mais longo na pele. São elas que conferem “corpo” e profundidade ao perfume, atuando como a “alma” da composição olfativa. São notas mais complexas geralmente com notas florais e frutadas.
Costumando permanecer na pele de 2 à 3 horas, são as notas que realmente definem o “caráter” da fragrância.
Alguns exemplos bastante comuns dessas notas são o jasmim, a rosa e a canela. São elas que ajudam a equilibrar as notas de saída e as notas de fundo, e tem a função também de criar uma transição suave e agradável entre o começo da experiência olfativa e o final, com as notas de fundo;
3. Notas de Fundo (ou Notas de Base):
As notas de fundo, aliás, também são conhecidas como notas de base, porque dão a estrutura que “sustenta” a fragrância. São a base que proporciona fixação e profundidade à toda a experiência olfativa. Costumam ser mais densas e persistentes, as principais responsáveis pela longevidade do perfume na pele.
Os principais ingredientes costumam remeter a madeira de cedro, baunilha, âmbar e almíscar, buscando transmitir sensações de aconchego e durabilidade do perfume.
São as notas que costumam se revelar na pele após uma hora, mais ou menos, da aplicação inicial, e podem permanecer em foco por várias horas, proporcionando o gran finale para uma experiência olfativa duradoura e intensa.
Como identificar as notas olfativas nas suas fragrâncias?
Saber identificar as notas olfativas de uma fragrância pode te ajudar a enriquecer a sua experiência com elas e até mesmo a facilitar a escolha de um “perfume ideal”. Preste atenção ao aplicar um perfume e nas diferentes fases da evolução que a fragrância apresenta:
- Primeiro impacto: logo depois da aplicação, identifique as notas de saída que são mais frescas e vibrantes;
- Transição e complexidade: após alguns minutos, observe o surgimento das notas de coração, como elas trazem a verdadeira personalidade do perfume à tona;
- Fixação e profundidade: depois de algumas horas, perceba quais são as notas de fundo, aquelas que permaneceram por mais tempo na pele e ainda são sentidas ao longo da duração e evolução do perfume.
Para entender de maneira mais fácil, uma boa dica é aplicar o perfume em áreas de maior circulação sanguínea, como os pulsos e o pescoço. Espere, então, as notas evoluírem sem esfregar a pele, já que isso pode alterar e interferir na experiência sensorial.
Quais são as notas olfativas mais comuns em diferentes fragrâncias?
Cada “família olfativa” tem a sua combinação de notas que caracterizam melhor a experiência que elas buscam passar.
Alguns exemplos de como as notas olfativas se apresentam em perfis de fragrâncias mais comuns:
- Cítricas: predominam as notas de saída que remetem a limão, bergamota ou grapefruit, elas dão aquela sensação de frescor e de leveza. São ideais para o dia a dia em climas quentes;
- Florais: predominantes nas notas de coração, jasmim, rosa, lavanda e violeta são bem presentes e trazem suavidade e elegância. Costumam ser mais utilizados em perfumes femininos, são perfeitos para momentos especiais;
- Orientais: com notas de fundo bem marcantes, construído ao redor da força da baunilha e patchouli, combinado com as especiarias quentes. Perfeitas para eventos noturnos e estações mais frias;
- Amadeirados: fortes em notas de saída com sândalo, cedro e patchouli, transmitem força e virilidade. Os perfumes amadeirados são sofisticados e duradouros, bastante populares entre os homens.
Claro, se quiser saber ainda mais sobre essas e outras famílias e, além disso, conhecer quais são os perfumes mais marcantes de cada uma delas, nos aprofundamos um pouco mais nisso nessa matéria aqui: “Quais são as melhores fragrâncias para perfumes?”
E qual é a importância de entender sobre essas notas olfativas?
Entender notas olfativas é, no fundo, sobre conhecer o consumidor e usar o perfume como uma ferramenta para criar conexão emocional e valor de marca. Num mercado tão sensorial quanto o de fragrâncias, esse conhecimento é um diferencial competitivo.
A fragrância precisa harmonizar com o tipo de produto e com a identidade da marca.
Cada fragrância comunica algo. Se a marca deseja atingir um público sofisticado, pode preferir inspirações em perfumaria fina. Já um público jovem pode se identificar mais com notas frutadas e frescas. Esse conhecimento facilita a escolha de fragrâncias que reforcem o posicionamento da marca no mercado.
Algumas notas se comportam de forma diferente dependendo da base do produto (ex.: fragrâncias em sabonetes líquidos ou em sprays ou em cremes). Notas cítricas, por exemplo, podem dissipar rapidamente em bases aquosas. Notas quentes, como baunilha, se destacam mais em produtos oleosos. Ter uma fragrância alinhado com a base do produto garante que ela se destaque e tenha boa performance.
As notas olfativas no Marketing
As notas olfativas são um ótimo ponto de marketing. Elas ajudam a descrever os produtos de forma envolvente e atrativa. Ajuda a criar narrativas para embalar e vender os produtos. Por exemplo: “Com notas de lavanda relaxante e um fundo cremoso de baunilha, perfeito para momentos de autocuidado.”
Também se adequam ao uso do consumidor. Perfumes com notas de saída que sejam frescas e vibrantes são ideais para o dia a dia, enquanto as fragrâncias com notas de fundo mais intensas e amadeiradas podem ser perfeitas para ocasiões noturnas. Conhecer o papel de cada nota também permite adaptar as fragrâncias ao clima. Optar por fragrâncias cítricas e leves em dias mais quentes, ou as orientais e amadeiradas para darem aquela sensação de aconchego aos dias mais frios.
Resumindo, conhecer notas olfativas vai além de escolher um cheiro agradável. É sobre:
- Garantir que o produto final seja eficaz, agradável e adequado.
- Aumentar a competitividade no mercado.
- Criar uma conexão sensorial duradoura com o consumidor final.
Para quem deseja explorar o universo dos perfumes com um guia de grande experiência, a Ginger apresenta muita criatividade na criação e design de fragrâncias para se destacar nesse competitivo mercado.