Um conceito fundamental no mundo das fragrâncias e da perfumaria é a Pirâmide Olfativa. Já falamos um pouco sobre o conceito aqui no blog da Ginger, mas não custa relembrar. A “pirâmide” é um modelo que descreve a estrutura da fragrância, dividida em três partes – notas de topo, notas de coração e notas de fundo – que vão aparecendo e, gradativamente, evoluindo conforme o tempo passa depois da aplicação.
Conhecer a pirâmide é o que permite aos perfumistas criarem composições harmoniosas e levar aos consumidores uma jornada sensorial rica e envolvente.
Para quem deseja se destacar no meio de um mercado bastante competitivo como o de fragrâncias, seja no marketing olfativo de lojas ou no desenvolvimento de produtos, entender sobre a pirâmide olfativa é um grande passo. Esse conhecimento pode ajudar a capturar a atenção e a imaginação dos clientes, fortalecendo a identidade e a presença da marca. Justamente por isso, preparamos esse texto para aprofundar o tema e explorar como a pirâmide olfativa pode ser utilizada para atrair e fidelizar clientes no seu negócio.
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O que é, exatamente, a pirâmide olfativa?
Explicamos em matérias anteriores o que é pirâmide olfativa (e sugerimos fortemente que você leia todas elas se quiser entender melhor sobre o mundo da perfumaria).
A pirâmide olfativa classifica as notas das fragrâncias em três camadas: as notas de topo, as notas de coração e as notas de fundo. Cada uma dessas camadas representa uma das etapas da “evolução” do perfume ao decorrer do tempo.
É isso o que cria a jornada sensorial do primeiro impacto, com as notas de topo, até as últimas impressões que ficam do cheiro, com as notas de fundo. São essas camadas que definem a intensidade e a duração da fragrância, além da complexidade e da riqueza, mantendo a jornada interessante, com novas camadas de descoberta por todo o caminho.
O que são as camadas da pirâmide olfativa?
- Notas de topo:
As primeiras a serem sentidas, também conhecidas como notas de saída, são mais frescas e leves e costumam ser mais voláteis, evaporando em cerca de 5 a 15 minutos, geralmente;
- Notas de coração:
Também conhecidas como notas de corpo, aparecem após esse primeiro momento e formam o “coração” do perfume. Duram mais, cerca de uma ou duas horas, e são elas que trazem a essência da fragrância;
- Notas de fundo:
Chamadas também de “notas de base”, portanto, são as últimas a se revelarem antes do perfume se dissipar de vez. São chamadas de base porque são elas que dão a “sustentação” que embasa toda a fragrância e podem durar várias horas.
Como funciona a pirâmide olfativa na experiência do usuário?
A pirâmide olfativa, então, transforma a experiência do usuário em uma jornada sensorial que se desdobra com o passar do tempo, ajudando a promover uma relação mais envolvente entre a fragrância e o usuário.
E é essa evolução gradual, com as notas se revelando aos poucos, que cria a tal “jornada olfativa”. Um processo que pode não só aumentar o apego emocional do cliente ao produto, como também cria a oportunidade de, em cada etapa, causar um novo impacto e reforçar a lembrança da marca.
Cada camada da pirâmide vai ressoar diferentemente com cada momento e cada necessidade do consumidor. As notas de topo, por exemplo, chamam a atenção de primeira, enquanto as notas de coração vão criando uma ligação emocional, e as notas de fundo prolongam a experiência, ao ficar mais tempo na memória do cliente.
Como utilizar a pirâmide no seu negócio?
Se você procura utilizar fragrâncias especiais e, por consequência, a pirâmide olfativa como estratégia no seu negócio, é possível usar cada etapa para personalizar a experiência do seu consumidor. Por exemplo:
- Marketing Olfativo em lojas físicas:
O marketing olfativo consiste no uso de fragrâncias em ambientes comerciais, deixando o espaço como parte perene da experiência sensorial. Lojas de roupas, de calçados, spas e hotéis, por exemplo, podem se beneficiar do uso de fragrâncias na experiência do usuário, criando uma atmosfera agradável para quem passe por lá. Usando notas cítricas que chamem a atenção, até evoluir finalmente em fundo amadeirado, por exemplo, para transmitir uma sensação de aconchego e elegância;
- Fragrâncias exclusivas para unboxing:
Talvez a sua marca não lide diretamente com os cheiros, mas possa se beneficiar deles. Experiências de “unboxing” têm cada vez se tornado mais sofisticadas, principalmente na área de UGC (o “conteúdo gerado pelo usuário”) onde, muitas vezes, os criadores mostram toda a experiência de abrir o produto e, quando isso vem atrelado a uma fragrância impactante, pode melhorar ainda mais a experiência.
Quais são os benefícios de usar a pirâmide olfativa no seu negócio?
A aplicação dessa estratégia no seu negócio pode trazer alguns benefícios, como:
- Fortalecimento da identidade da marca:
Fragrâncias exclusivas e bem estruturadas são memoráveis e, portanto, reforçam a imagem da sua marca, diferenciando-a das demais na lembrança do usuário;
- Aumento da fidelização dos clientes:
Uma fragrância bem equilibrada e de longa duração, primeiramente, cria um vínculo emocional. Gatilhos externos podem disparar as lembranças e trazer a atenção do seu cliente para a vontade de retornar ao seu ambiente ou produto;
- Experiência aprimorada de compra:
Transformar o ambiente ou a experiência de consumo em momentos sensoriais marcantes faz com que a jornada do cliente seja mais agradável, impactante e memorável, aumentando a satisfação e o engajamento;
- Diferencial competitivo:
O uso criativo da pirâmide olfativa em produtos ou em espaços físicos ajuda a diferenciar o seu negócio dos demais, criando um diferencial sensorial em cima dos concorrentes, atraindo e cativando os consumidores.
Como escolher as notas para cada camada da pirâmide?
A escolha das notas precisa ser alinhada com aquilo que a sua marca deseja transmitir. Seriedade? Jovialidade? Frescor? Sofisticação? Ou uma mistura de mais de um ao mesmo tempo? É para isso que serve a evolução da fragrância, tudo pode estar alinhado, nos mínimos detalhes, com a proposta da sua marca.
Desenvolver, então, uma fragrância marcante e equilibrada requer um trabalho especializado para criar o “blend” perfeito e garantir uma transição suave entre as camadas.
A Ginger já está há vários anos no mercado, por isso, é referência absoluta no design de fragrâncias. Criando experiências memoráveis, sustentáveis e de alta qualidade, a Ginger está pronta para ser uma grande parceira na jornada sensorial do seu consumidor para levar sua marca adiante.