Glossário para Perfumistas: Um Vocabulário Profissional

O universo da perfumaria é fascinante, não temos como negar, é repleto de ciência, de arte e de história. Para criar fragrâncias marcantes, os perfumistas utilizam um vocabulário específico e técnico que permite descrever melhor as “partes” que compõem cada elemento envolvido na produção de perfumes. 

Seja você perfumista, ou apenas um entusiasta da perfumaria, conhecer esse vocabulário é essencial para entender melhor as características de cada fragrância, e do processo criativo por trás delas. Por isso, reunimos alguns dos termos mais utilizados na perfumaria para te ajudar a explorar esse universo com mais precisão.

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Glossário da Perfumaria:

  1. Acorde

O acorde é o nome dado a uma combinação de notas olfativas que, quando unidas, criam um novo cheiro em harmonia. Se você pensou em música, acertou, é exatamente igual, onde várias notas musicais formam uma melodia mas, no caso da perfumaria, é o que cria uma fragrância. Um acorde bem equilibrado é extremamente necessário para criar um perfume complexo e envolvente;

  1. Âmbar

Na perfumaria, o termo âmbar significa uma combinação de notas “resinosas”, que tenham tonalidades quentes e doces. O termo se refere às composições que remetam àquele cheiro. Geralmente é bastante encontrado em fragrâncias orientais e gourmand (e nós preparamos uma matéria bastante completa, explicando um pouco mais sobre diversas fragrâncias que você pode ler aqui);

  1. Contratipo

O termo contratipo refere-se a um perfume criado com o objetivo de ser semelhante a outro já existente. É produzido especificamente buscando evocar uma fragrância parecida, mas sem ser uma cópia exata. Isso não significa que sejam “perfumes falsificados”, afinal, a ideia é ter notas próximas, mas não idênticas;

  1. Coração

O coração é o nome que se dá à segunda fase do “desenvolvimento” da fragrância, logo após as notas de saída evaporarem. Também é conhecido como “notas de corpo“, por formarem o núcleo do perfume e terem uma maior duração na pele. Geralmente são elas que conferem estrutura e complexidade às fragrâncias;

  1. Desenvolvimento

O desenvolvimento é a descrição de como um perfume se comporta na pele: quais são as notas de cabeça, de corpo e de fundo, que dão as características de potência, difusão e fixação da fragrância na pele;

  1. Destilação

A destilação é um dos métodos mais antigos que se conhece para a extração de óleos essenciais das plantas. Nesse processo, passamos vapor através do material vegetal, separando os compostos voláteis do que é sólido. É amplamente utilizada na perfumaria como forma de extrair óleo essencial puro de flores, folhas, raízes e madeiras, por exemplo;

  1. Eau de Cologne (EDC)

Eau de Cologne é a concentração mais suave de fragrância, contendo cerca de 2% a 4% de óleo, é considerado um “perfume suave”;

  1. Eau de Toilette (EDT)

Já um pouco mais proeminentes, as Eau de Toilette são aquelas que contém cerca de 5% a 10% de fragrância na concentração, mesmo assim, continuam na linha das fragrâncias mais discretas;

  1. Eau de Parfum (EDP)

Eau de Parfum é uma das concentrações de fragrância mais comuns que podemos encontrar, mais duradouras do que as Eau de Cologne e Eau de Toilette. Elas contêm entre 10% e 20% de fragrância;

  1. Faceta

Faceta pode ser considerada uma subdivisão dentro de uma família olfativa. Enquanto a família olfativa se refere à principal característica que define a fragrância, ou seja, o olfativo que predomina, a faceta é como se fosse um “sobrenome” da fragrância, representando a segunda nota mais importante que se destaca logo após a nota principal;

  1. Família Olfativa

Uma família olfativa é a classificação dada para perfumes com base em suas principais características aromáticas. Podem ser florais, orientais, cítricas, amadeiradas, gourmand, etc… Cada perfume é colocado dentre uma família e uma faceta de acordo com as notas mais predominantes da composição;

  1. Fixação

A fixação é uma parte integrante da composição de matérias primas utilizadas pelo perfumista em sua criação, é a forma de equilibrar os ingredientes dentro de uma fórmula.

  1.  Notas de Saída

Também conhecidas como “notas de topo”, as notas de saída são as primeiras impressões olfativas que um perfume transmite, percebidas imediatamente após a aplicação. Geralmente são compostas por ingredientes mais leves e voláteis, como os cítricos, que evaporam rapidamente e dão lugar às notas de coração. Elas são as responsáveis por cativar instantaneamente o usuário do perfume;

  1. Oud

Figura carimbada em fragrâncias orientais de luxo, o Oud é uma das matérias-primas mais valiosas e desejadas na perfumaria. É uma substância extraída de madeiras de ágar infectadas com uma espécie de fungo. Possui um aroma amadeirado, resinoso, até defumado. Traz à fragrância um caráter de opulência e de mistério;

  1.  Parfum

O parfum é o produto que contém a concentração mais alta de fragrância, além das Eau de Cologne, Eau de Toilette e Eau de Parfum. Contendo entre 20% e 30%, são ideais para quem busca perfumação intensa e de longa duração;

  1. Pirâmide Olfativa

É o modelo que descreve a estrutura do perfume. Dividida em três partes, a pirâmide olfativa é composta das notas de saída (ou de topo), das notas de coração (ou corpo) e das notas de fundo. É um conceito que ajuda a descrever o desenvolvimento do perfume, e como ele evolui na pele ao longo do tempo;

  1.  Soliflore

É o perfume que destaca somente uma única flor como predominante nas notas principais, sem misturar ou criar uma combinação de acordes. Soliflores são escolhidos para transmitir simplicidade e destacar a beleza daquela única flor;

  1. Sillage

A “trilha” que o perfume deixa no ar após a pessoa se mover. Um perfume com alto sillage é mais percebido a distâncias maiores, enquanto um com baixo sillage é uma fragrância mais íntima, mais discreta. O Sillage é o fator que diferencia um perfume com mais impacto de outro com efeito mais suave;

  1.  Zest

Literalmente, significa “entusiasmo”. O Zest é aquela “pungência” que vem de fragrâncias cítricas. No caso da perfumaria, são os óleos essenciais que provêm da casca de cítricos, como laranja e limão.

Na ponta da língua

Agora que você tem os termos do vocabulário da perfumaria, já pode se aprofundar com mais tranquilidade nesse universo. Conhecendo as palavras, você já pode descrever melhor as complexidades das fragrâncias que mais gosta, e está mais preparado para escolher e apreciar não somente os perfumes, mas também as escolhas criativas dos perfumistas que o criaram.

E se quiser entender ainda mais do assunto, ou mesmo produzir sua própria fragrância para negócios, criar uma experiência olfativa rica e complexa, conheça a Ginger.

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