O mercado de fragrâncias está sempre em constante evolução. Inovações de tecnologia, mudanças nas preferências dos consumidores, até mesmo um foco maior em saúde, bem-estar e autocuidado podem apontar o mercado para novas direções.
Justamente por isso, as marcas precisam responder à altura, com novos produtos, novas formulações, novos ingredientes sustentáveis e novas tecnologias para se ajustar às tendências de um mercado dinâmico e em expansão.
Tendência 1 do mercado de fragrâncias: fragrâncias personalizadas trazem uma experiência única
As pessoas estão se reconectando consigo mesmas, valorizando sua essência. Fazem isso ao expor suas escolhas, sua visão de mundo, sua estética. Expressam sua identidade no aconchego do ambiente e nos pequenos rituais, no autocuidado e na escolha de bem-estar. Aprendem, transformam, ressignificam.
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Não há como fugir do fato de que a personalização é um dos xodós do consumidor, mesmo que não seja de maneira consciente. Apresentar produtos que reflitam a individualidade e necessidade de cada cliente é imperativo para quem não quer somente ser levado pela correnteza.
Em resposta a essa demanda, empresas que desenham fragrâncias para determinados clientes de um produto criam marcas memoráveis.
A Ginger é uma empresa de design de fragrâncias que cria e produz fragrâncias com tecnologias avançadas, análise de dados e muita pesquisa. Por isso, entrega perfumes sob medida que proporcionam uma experiência única e marcante.
A personalização não se limita a perfumaria fina, ela dá personalidade a todo tipo de produto que queira se diferenciar e criar experiências memoráveis como, por exemplo, cosméticos, produtos PET, roupas e calçados, brinquedos, carros, ambientes e muitos outros.
Tendência 2 do mercado de fragrâncias: ingredientes sustentáveis e naturais: mais do que um compromisso com o meio ambiente
Reconectar-se com a natureza é uma busca crescente que está moldando como os consumidores escolhem as marcas.
Estudos mostram que passar tempo na natureza pode reduzir o estresse, melhorar a saúde mental e aumentar a sensação de bem-estar. Práticas como “banho de floresta” (shinrin-yoku) são cada vez mais populares, promovendo uma imersão sensorial na natureza.
A vida nas grandes cidades pode ser estressante e desconectada da natureza. Muitas pessoas buscam um escape em atividades ao ar livre e em ambientes naturais para equilibrar suas vidas.
Consumidores estão mais propensos a escolher marcas que demonstram responsabilidade ambiental. E as empresas que adotam práticas sustentáveis, comunicam seus valores ambientais e oferecem produtos que promovem uma vida mais conectada à natureza estão melhor posicionadas para ganhar a preferência do público.
A comunicação das marcas destaca seus esforços em sustentabilidade com termos como “eco-friendly”, “biodegradável”, “compostável”, “reciclável” e também com fornecedores que compartilham dos mesmos valores ao produzir com impacto ambiental reduzido.
Escolher empresas de fragrâncias sustentáveis atende consumidores exigentes e os princípios da marca e empresa.
Devem considerar se essas empresas:
- Utilizam ingredientes provenientes de fontes sustentáveis e renováveis
- Promovem a conservação da biodiversidade, escolhendo ingredientes de ecossistemas diversos e apoiando práticas agrícolas que preservem esses ecossistemas.
- Usam métodos de extração que consomem menos energia e água, como a extração com CO2 supercrítico, mais eficiente e menos poluente que métodos tradicionais.
- Implementam processos que minimizem a produção de resíduos e maximizem o uso de subprodutos, reciclando ou reaproveitando materiais sempre que possível.
- Evitam ingredientes sintéticos que possam ser prejudiciais à saúde humana ou ao meio ambiente.
- Adotam princípios da química verde, que envolvem o uso de substâncias inofensivas ao meio ambiente e à saúde, e processos que minimizem a geração de resíduos e o consumo de energia.
- Usam embalagens feitas de materiais recicláveis ou biodegradáveis, como vidro reciclado, papelão e bioplásticos.
A “onda verde” não é uma moda passageira. E, apesar de clichê, o planeta agradece.
Tendência 3 do mercado de fragrâncias: tecnologia na criação e produção de fragrâncias
A atração que as pessoas têm pela tecnologia surge da sensação de novidade. Mas a inovação em si só faz sentido se entender, resolver e mitigar problemas, garantindo a eficiência, a consistência e a qualidade dos produtos finais.
Cada vez mais, os consumidores priorizam a qualidade sobre a quantidade. Buscam informações confiáveis e transparentes sobre ingredientes, desempenho e segurança. E preferem produtos respaldados cientificamente.
Na criação e produção de fragrâncias, a tecnologia promove um encontro com a natureza, com a autenticidade, com a transparência e com a personalização. Isso porque traz respostas para desafios por meio de ferramentas e soluções inovadoras. Gerações presentes e futuras se beneficiam dessa união com a tecnologia. Uma forma de se reconectar com seus princípios.
A tecnologia na criação e produção de fragrâncias pode ser aplicada desde a extração de óleos essenciais, em processos de síntese química, no uso de biotecnologia, na análise e controle de qualidade. Também na automação da formulação e da produção, na modelagem das fragrâncias, na microencapsulação e nanotecnologia para liberação controlada da fragrância e até mesmo nos processos de química verde e reciclagem.
O próprio mercado, que se utiliza de fragrâncias, tem usado tecnologia para oferecer uma experiência mais personalizada para seu consumidor. Um exemplo são os dispositivos Smart para difusores de aroma conectados a assistentes virtuais que atendem à conveniência do consumidor.
Isso pode entregar uma experiência diferente com base nos gostos individuais. Intensidades e combinações diferentes de fragrâncias, sendo facilitadas pelo bom uso da tecnologia, entregando uma personalização ainda mais assertiva.
Tendência 4 do mercado de fragrâncias: produtos de bem-estar multifuncionais.
Os consumidores estão cada vez mais conscientes sobre a importância de cuidar da saúde física e mental. Isso se reflete na procura por produtos que promovem bem-estar, se integrem facilmente a sua rotina ou combatam os efeitos prejudiciais do estresse.
Além disso, com o aumento da longevidade, há uma demanda crescente por produtos que ajudam a manter a qualidade de vida, que auxiliam no envelhecimento saudável ou trazem mais comodidade nessa fase da vida.
Até mesmo o design do produto, o atendimento ao cliente, a experiências de compra que oferecem conforto, conveniência e personalização são altamente valorizados como meio de proporcionar bem-estar.
É aí que entram as fragrâncias, tanto de produtos como de ambientes, para promover sensações de conforto e relaxamento.
A busca pelo bem-estar por meio das fragrâncias está moldando o mercado de produtos de diversas maneiras. Marcas que conseguem alinhar seus produtos com essa tendência tendem a se destacar e ganhar a preferência do público pelo fato das fragrâncias terem um impacto profundo no bem-estar, influenciando o humor, a energia e a saúde mental.
Tendência 5 do mercado de fragrâncias: fragrâncias inspiradas em emoções e memórias: um vínculo sensorial
Cada vez mais, a simplicidade, o conforto e a versatilidade são valorizados. Os consumidores anseiam por produtos e experiências que incorporem suas formas mais autênticas e diversas. É uma forma de se reconectar com suas raízes.
Boas fragrâncias contam histórias. Elas têm a capacidade de evocar emoções e memórias únicas. Por isso, saber aproveitar esses “ganchos sensoriais” é uma ótima tendência para marcas que buscam criar um vínculo mais profundo, com conexões emocionais com seu consumidor.
Fragrâncias inspiradas em momentos, lugares especiais, sentimentos e sensações abordam uma experiência olfativa significativa, criando lealdade emocional às marcas.
O consumidor é atraído por fragrâncias que ressoam com suas próprias experiências, principalmente aquelas que trazem conforto, bem-estar e uma conexão com sua própria essência.
Saiba aproveitar as tendências do mercado de fragrâncias que vêm com o vento
Para surfar na onda, e não ser tragado por ela, respire as tendências do mercado com conteúdos, eventos e produtos criativos. À medida que os consumidores buscam “algo mais”, cabe ao mercado ajustar-se para atender.
Na FCE Cosmetique, que aconteceu nos dias 4 a 6 de junho de 2024, a Ginger mostrou como inspirar o mercado com o design de fragrâncias, fazendo conexões valiosas com os consumidores.
Reconectar-se com parceiros inspiradores é fundamental para a garantia do futuro.