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Aromaterapia: o que é e como aplicá-la no seu negócio

A aromaterapia é um mercado em expansão com grande potencial de crescimento. Com o aumento da conscientização sobre saúde e bem-estar, as pessoas estão buscando soluções naturais para melhorar a qualidade de vida. A aromaterapia, que utiliza óleos essenciais para promover o bem-estar físico e emocional, também participa dessa mudança cultural.

Os consumidores, por exemplo, estão cada vez mais conscientes dos ingredientes presentes nos produtos que utilizam. Há uma preferência crescente por produtos que não apenas atendem a uma necessidade funcional, mas também proporcionam uma experiência sensorial positiva. A aromaterapia oferece exatamente isso: além dos benefícios terapêuticos, os óleos essenciais proporcionam uma experiência olfativa que pode transformar o ambiente e o estado de espírito de uma pessoa. 

Vamos começar pelo entendimento do que é a aromaterapia e seus benefícios, em seguida, como pode ser aplicada no seu negócio.

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O que é a Aromaterapia?

Como o próprio nome sugere, a aromaterapia, é uma prática integrativa complementar que auxilia no tratamento de alguns problemas de saúde pelas propriedades de óleos essenciais. Na aromaterapia, são liberadas propiedades que podem trazer benefícios no combate à ansiedade, depressão, alergias, insônia e outros sintomas.

Os óleos essenciais vêm de diversas fontes naturais como plantas, folhas, raízes, flores, cascas, e mais. Geralmente esses óleos são inalados ou aplicados na pele, onde podem ser absorvidos pelo nosso corpo. 

A essência a ser inalada ou aplicada diretamente sobre a pele busca estimular áreas do cérebro, como o sistema límbico, ligado às emoções e memórias, e pode ter efeitos calmantes e revitalizantes.

Quais são os benefícios da aromaterapia?

Diversos estudos demonstram os benefícios da aromaterapia para a saúde mental e física. Por exemplo, os óleos essenciais, como lavanda, são usados para reduzir o estresse e promover o relaxamento, enquanto os óleos essenciais de  hortelã-pimenta são conhecidos por seus efeitos revigorantes e de aumento de energia. 

Esses benefícios não só aumentam a atratividade da aromaterapia para consumidores individuais, mas também oferecem oportunidades para empresas criarem produtos que atendam a necessidades específicas de saúde e bem-estar.

Veja os benefícios mais conhecidos: 

  • Alívio do estresse e ansiedade: alguns óleos essenciais, como lavanda, camomila e bergamota são utilizados por suas propriedades relaxantes, que ajudam a regular os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, ajudando a promover uma sensação maior de calma e bem-estar;
  • Melhora do humor: os óleos mais cítricos, como laranja e limão podem ajudar a levantar os ânimos e até mesmo a aumentar a energia. São frequentemente indicados para combater sintomas de cansaço e depressão;
  • Alívio para dores e desconfortos: óleos como o de hortelã-pimenta e o de eucalipto são conhecidos por suas propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, que ajudam a aliviar dores musculares, de cabeça e desconfortos nas articulações;
  • Melhora da qualidade de sono: Lavanda, cedro e sândalo são alguns dos óleos mais conhecidos por apresentarem propriedades sedativas, podendo ajudar a promover um sono mais profundo e com maior sensação de descanso, principalmente para pessoas que já sofrem com sintomas de insônia;
  • Fortalecimento do sistema imunológico: o óleo de melaleuca e o de eucalipto são dois que possuem propriedades antimicrobianas, por isso, podem ajudar a proteger o sistema imunológico contra infecções que possam causar mais problemas.

Aplicações diversas da aromaterapia

A versatilidade da aromaterapia é um de seus maiores atrativos. Os óleos essenciais podem ser usados de várias maneiras, desde difusores e massagens até produtos de cuidados pessoais, como cremes e shampoos. 

Além disso, a aromaterapia tem aplicações em ambientes comerciais, como spas e hotéis, que buscam criar experiências únicas para seus clientes ou em escritórios, como motivador de concentração e energia e ainda em lojas para estimular o aumento das vendas. Essa diversidade de aplicações permite que empresas de diferentes setores explorem o potencial da aromaterapia para diversificar suas ofertas de produtos.

Seja em aplicações mais simples, ou nas mais engenhosas, existem diversas formas que o consumidor ou as marcas podem adotar para o uso da aromaterapia no dia a dia:

  • Inalação direta: provavelmente a maneira mais simples de utilizar a aromaterapia no dia a dia. Seja com algumas gotas em um lenço, nas próprias mãos, ou diretamente do recipiente, é uma técnica útil para solucionar sintomas, como a congestão nasal, por exemplo, de forma mais imediata;
  • Massagens: a aplicação na pele, de óleos essenciais em algum óleo carreador (substâncias que amplificam a aderência dos óleos), na massagem pode ser uma boa maneira de aliviar dores musculares ou nas articulações. Além de a massagem ser efetiva em espalhar os óleos pela pele, ajuda na circulação sanguínea, e a relaxar os músculos nas áreas afetadas.
  • Difusão: utilizar difusores de óleos essenciais é uma maneira simples de umedecer e aromatizar o ambiente ao mesmo tempo. Os difusores criam uma fina névoa, com pequenas partículas que, além de espalhar o aroma pelo ambiente, também ajudam a criar uma atmosfera bastante relaxante. É uma ótima opção para quem quer melhorar a qualidade do ar no ambiente, ou criar a experiência sensorial adequada para o ponto de vendas, por exemplo.

Potencial de mercado da aromaterapia

O Brasil já é o 1º em volume e 3° em valor maior exportador de óleos essenciais do mundo. O Reino Unido, a Itália, França, Espanha e Austrália possuem maior conscientização da importância da integração das medicinas tradicionais, complementares e Integrativas, o MTCI. 

A adoção da aromaterapia tende a crescer muito no Brasil. A partir de 2018, passou a ofertar a prática da aromaterapia no SUS, que já ocorria em consultórios e clínicas particulares. 

Outro dado revelador é que o uso de uma fragrância no Brasil pode trazer um retorno de 40% a mais nas vendas, segundo pesquisas internacionais. E isso já pode ser sentido pelo boom de vendas que o mercado de aromaterapia teve nos últimos anos.  

Leia também: As novidades sobre o mercado de fragrâncias e produtos de bem-estar

Aromaterapia só se for de qualidade

Algumas precauções são importantes para evitar efeitos colaterais e reações adversas que possam vir da aromaterapia. A primeira delas é a qualidade dos insumos e, em seguida, a da fabricação, que também deve considerar uma diluição adequada dos óleos essenciais. 

Com um time comercial altamente qualificado e perfumistas reconhecidos por sua criatividade, a Ginger é uma empresa de design de fragrâncias que se destaca no mercado. Utiliza matérias-primas certificadas, possui uma estrutura tecnológica para garantir a produção de fragrâncias e inspira tendências baseadas em pesquisas e inteligência de mercado.

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