group-354

Inspire e Respire

As fragrâncias criam um elo emocional entre as pessoas e as marcas

As fragrâncias desempenham um papel significativo na forma como percebemos o mundo ao nosso redor. Elas têm o poder de evocar memórias, despertar emoções e até mesmo influenciar nossos comportamentos. 

Quem trabalha com perfumes e aromas, sabe disso. Há um impacto profundo das fragrâncias na psique humana e, portanto, na relação entre pessoas e marcas. Vamos explorar como isso acontece, combinando alguns insights.

Neurociência do olfato: o caminho para as emoções

A conexão entre o olfato e as emoções é uma das mais fortes e antigas no cérebro humano. 

Funciona assim: a amígdala, principal estrutura do sistema límbico, é responsável pelo processamento emocional. Por sua vez, o hipocampo ajuda a armazenar essas informações. Os outros sentidos passam pelo sistema de controle do tálamo, já o olfato tem uma via expressa, tipo uma passagem VIP que se conecta diretamente ao hipocampo.

Vários estudos mostram que existe uma relação entre a proximidade entre esse centro de processamento de cheiros e as regiões que controlam emoções e memórias no cérebro.

Quando uma pessoa associa uma determinada fragrância a uma experiência emocionalmente positiva, como o conforto da infância ou a alegria de um momento especial, essa fragrância se torna um gatilho poderoso para essas emoções sempre que é percebida novamente. Essa ligação é crucial para as marcas que desejam estabelecer uma conexão emocional com seus consumidores.

Além de ativar nossa memória, emoções imediatas são provocadas pelo olfato para termos respostas emocionais rápidas ao mundo que nos cerca. Por exemplo, um odor desagradável causa aversão e nos afasta, já um cheiro agradável evoca sentimentos positivos.

Vale lembrar que o próprio aroma dos alimentos é parte do sabor e também tem esse papel de nos avisar sobre o alimento. O paladar acontece na língua e traz a sensação de doce, salgado, azedo, amargo, etc. Mas o “gosto”  também leva em conta o cheiro que passa pelo nosso nariz.

O olfato e o bem-estar

O olfato é emotivo e protetor. Ele é essencial para a satisfação alimentar, regula as emoções e nos avisa de possíveis perigos, como a fumaça, por exemplo. Não à toa, as fragrâncias vêm ganhando propriedades funcionais.  

O olfato age sobre os sentimentos de prazer, manutenção do humor, e até influência na sexualidade e nutrição(1). Pesquisas mostram que ele desempenha um papel fundamental nos processos de apetite, na escolha alimentar e ingestão de alimentos(2), dessa forma se relaciona diretamente com o sistema digestivo, endócrino e, consequentemente, com o metabolismo.

A procura por fragrâncias funcionais tem crescido. Cuidar do bem-estar é um comportamento que veio pra ficar. E a criação de fragrâncias pode identificar quais moléculas e notas olfativas são capazes de estimular as partes do cérebro associadas ao aumento de energia ou relaxamento, à felicidade, ao bem-estar e a outras sensações.

É uma propriedade antiga que associa a canela à alegria, carregando também a conotação de prosperidade. A verbena age contra o estresse. As fragrâncias cítricas acalmam e relaxam, mas cada uma tem uma propriedade extra. Como o limão, por exemplo, que trabalha na concentração. 

Veja as relações mais comuns entre fragrâncias e sensações

Acolhimento: tons amadeirados, sândalo e musk. Para quem gosta de cheiros marcantes, as especiarias mais quentes, como o cravo e a canela, também trazem a sensação de aconchego.

Tranquilidade: cítricos como a laranja e o limão trazem calma. A bergamota é um estabilizador de humor e age contra a melancolia.

Vigor: O gengibre traz uma sensação de energia. E a menta reduz a fadiga mental e traz a sensação de refrescância. 

Leveza: as fragrâncias florais podem ser usadas para promover ambientes mais leves, diminuindo a ansiedade. A lavanda, apesar de ser uma flor, se encontra no grupo da família aromática e é uma das mais populares por ser suave, acalma a mente e traz leveza, portanto, bem-aceita por mais pessoas. 

Marketing Sensorial: Cativando os Sentidos do Consumidor

No mundo do marketing, o poder das fragrâncias é cada vez mais reconhecido como uma ferramenta poderosa para criar experiências memoráveis e diferenciadas para os consumidores. O marketing sensorial, que se concentra em estimular múltiplos sentidos para envolver os clientes, incorpora o uso estratégico de fragrâncias em lojas, espaços comerciais e também em produtos.

Ao criar uma atmosfera olfativa única, as marcas podem influenciar o comportamento dos consumidores, aumentar o tempo de permanência em lojas e até mesmo aumentar as vendas. Estudos mostram que a presença de fragrâncias agradáveis pode melhorar a percepção da qualidade dos produtos, aumentar a intenção de compra e criar uma experiência de compra mais agradável e memorável.

O Poder Duradouro das Fragrâncias

As fragrâncias desempenham um papel altamente relevante, mas ainda subexplorada na criação de conexões emocionais entre pessoas e marcas. Ainda que seja amplamente conhecido que o olfato é um canal poderoso para comunicar emoções, construir identidades de marca e influenciar o comportamento do consumidor. 

À medida que continuamos a explorar as possibilidades do mundo das fragrâncias, é evidente que seu poder duradouro de cativar os sentidos e criar laços emocionais permanecerá uma ferramenta essencial para as marcas que buscam se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.

Referências:

1 – Patel RM, Pinto JM. Olfaction: anatomy, physiology, and disease. Clin Anat. 2014 Jan;27(1):54-60. doi: 10.1002/ca.22338. Epub 2013 Nov 22. PMID: 24272785.

2 – Boesveldt S, de Graaf K. The Differential Role of Smell and Taste For Eating Behavior. Perception. 2017 Mar-Apr;46(3-4):307-319. doi: 10.1177/0301006616685576. Epub 2017 Jan 6. PMID: 28056650.

CADASTRE-SE E PARA RECEBER NOVIDADES

compartilhar

DEIXE SEU COMENTÁRIO, VAMOS ADORAR SABER SUA OPINIÃO