No mercado de fragrâncias, há diversos tipos de empresas que desempenham papéis específicos na cadeia de produção e distribuição. É uma indústria do setor intermediário, que liga os materiais dos fornecedores de matéria-prima aos fabricantes de produtos que vende ao consumidor final.
Apesar de relativamente pequena, a indústria de fragrância agrega muito valor ao PIB por investir cerca de 8% do faturamento em pesquisa e desenvolvimento, ficando atrás somente do setor automotivo e de empresas de tecnologia. Essa taxa é o dobro da média que empresas globais baseadas na União Europeia investem em P&D.
A cadeia de produção de fragrâncias
Os diferentes tipos de empresas desempenham papéis interligados na indústria de fragrâncias, trabalhando juntas para criar, fabricar e distribuir uma ampla variedade de perfumes e produtos relacionados.
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Matérias primas ou processo de produção
As empresas de essências são especializadas na produção e fornecimento de matérias-primas essenciais para a fabricação de fragrâncias. Isso inclui óleos essenciais, químicos aromáticos sintéticos, extratos naturais e outros componentes utilizados na composição de perfumes e produtos de fragrância. Essas empresas fornecem ingredientes-chave para as casas de fragrâncias e também para fabricantes de produtos finais.
Design de fragrâncias
Empresas de design de fragrâncias são aquelas que se especializam na criação de perfumes personalizados e exclusivos para marcas específicas. Elas trabalham em estreita colaboração com clientes para desenvolver fragrâncias que representem a identidade da marca ou atendam a necessidades específicas do mercado-alvo. Essas empresas geralmente possuem perfumistas experientes, laboratórios de desenvolvimento para criar blends exclusivos de fragrâncias e uma fábrica moderna para atender demandas recorrentes de clientes corporativos.
Casa de fragrâncias
Uma casa de fragrâncias é uma empresa dedicada à criação, desenvolvimento e produção de fragrâncias. Essas empresas podem ser grandes conglomerados ou pequenas empresas especializadas em perfumaria. Elas frequentemente empregam perfumistas talentosos que são responsáveis pela criação de novas fragrâncias. As casas de fragrâncias também podem fabricar fragrâncias para outras marcas, trabalhando como fornecedoras de essências. A famosa Guerlain, fundada em 1828 em Paris, é um exemplo de casa de fragrância.
Varejo
As empresas de varejo de fragrâncias são aquelas que vendem perfumes e produtos relacionados diretamente aos consumidores finais. Isso pode incluir lojas físicas, como grandes cadeias de varejo, lojas de departamento, farmácias, perfumarias, butiques especializadas em perfumes, além de plataformas de comércio eletrônico que vendem perfumes online. Essas empresas geralmente oferecem uma variedade de marcas e produtos para atender às preferências dos consumidores.
Como contratar o melhor parceiro de fragrâncias para empresas
Tudo depende de seu ramo de atuação e de sua intenção. Você pode querer simplesmente vender produtos ou agregar valor a sua marca, aumentar a performance
Lojas: se você quer vender essências para ambientes ou perfumaria fina pode comprar de fabricantes especializados, desde marcas conhecidas ou não. Há vários disponíveis no mercado. Mas, se pretende ter uma identidade olfativa específica para sua rede de lojas, uma empresa de design de fragrâncias é o mais indicado. Além de entender o perfil do seu consumidor e atender o que vai agradá-lo, sua loja torna o momento de compra inesquecível. Marcas de roupas de luxo ou lingerie pedem fragrâncias específicas, lojas que vendem produtos para pet, também, assim como lojas de roupas de cama.
Empresas: vale o mesmo que as lojas. Você pode encontrar boas essências disponíveis no mercado ou investir numa identidade olfativa própria.
Indústrias: se você fabrica produtos que usam fragrâncias, como higiene e cuidados pessoais, limpeza, perfumaria fina ou Pet é melhor ter a confiança de uma empresa de design de fragrâncias. Melhor se também produzir a fragrância com matérias-primas certificadas pelos melhores fornecedores de insumos e garantir a entrega de acordo com seu cronograma de produção.
O sofisticado processo de criação e produção numa empresa de Design de Fragrâncias
O processo numa empresa de Design de Fragrâncias é voltado para resultados. Tudo começa pela definição do público-alvo. Na primeira etapa, o briefing da fragrância é elaborado pela equipe de marketing do cliente e pelos consultores de design de fragrâncias.
Nesse documento de briefing, há informações importantes como o público-alvo, o perfil olfativo, a personalidade e o que queremos transmitir. Os perfumistas recebem esse documento para iniciar a “tradução do desejo” em ideias olfativas. O produto passa por uma série de avaliações iniciais para testar sua qualidade e se está adequado ao briefing proposto. São feitos ajustes e melhorias para ficar de acordo com a ideia inicial.
Após aprovação do cliente, são feitos testes de performance, pesquisa com consumidores e testes complementares. Com tudo concluído, há o cadastro da fórmula e se inicia a produção da fragrância.
Na Ginger, o design de fragrâncias inspira tendências porque é baseado em pesquisas e inteligência de mercado. Com isso, consegue criar e desenvolver fragrâncias que provoquem emoções genuínas e experiências sensoriais memoráveis ao mesmo tempo que cria diferenciais para marcas clientes.
A Ginger tem, desde um time comercial altamente qualificado e atencioso a perfumistas reconhecidos por sua competência e criatividade. Além disso, utiliza matérias-primas certificadas e possui uma estrutura tecnológica para garantir a produção de fragrâncias.
Se precisa de inspiração e confiança de ponta a ponta, a Ginger é seu parceiro ideal.